Esse ano, a Black Friday é celebrada em 25 de novembro (Cunaplus)

Happy Black Friday

Conteudo Isobar

Em novembro, promoções imperdíveis agitam fim de ano

A chamada “Sexta-Feira Negra” é o dia posterior ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, o chamado Thanksgiving Day, usualmente comemorado na quarta quinta-feira de novembro. O termo em inglês – “Black Friday” – foi cunhado pelo setor de varejo para definir seu período de maior faturamento no ano.

Enormes filas e longos engarrafamentos passaram a ser registrados pela polícia da cidade da Filadélfia, no início dos anos 1990. O boom de ávidos consumidores, em plena sexta-feira pós-Thanksgiving Day, marca, afinal, o início das aguardadas compras de Natal nos EUA.

Atualmente, Black Friday tornou-se sinônimo de promoções quentes e ofertas imperdíveis, uma verdadeira febre generalizada de comercialização de roupas, televisões, móveis, carros, passagens aéreas, diárias em hotéis, entre outros serviços e bens disponíveis no mercado.

Além dos EUA, a moda é seguida por Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. Em 2016, a Black Friday será em 25 de novembro, quando os consumidores desses países devem abarrotar lojas físicas e virtuais das principais marcas conhecidas.

BLACK FRIDAY À BRASILEIRA

A primeira Black Friday no Brasil ocorreu em 28 de novembro de 2010 e foi completamente online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Três anos mais tarde, houve movimentação de R$ 770 milhões no comércio via internet, ascensão significativa e extremamente positiva para a economia brasileira.

Todos os anos, a Black Friday brasileira conta com participação de grandes empresas, tanto nacionais quanto internacionais: Walmart, Natura, Lojas Americanas, Ponto Frio, Hering, Azul, Marisa, Nike, CVC, Carrefour, O Boticário, Samsung, Magazine Luiza, Livraria Cultura, Saraiva, etc.

Os produtos mais visados pelos brasileiros na Black Friday são os televisores e os smartphones. Em 2013, por exemplo, esses aparelhos apresentaram-se com descontos razoáveis.

O Banco do Brasil foi pioneiro ao pensar promoções exclusivas para clientes na Black Friday 2015, com ofertas disponibilizadas no hotsite da campanha. Foram descontos tentadores para aquisição de produtos, como seguros, previdência e bônus na transferência ou compra de pontos.

A edição deste ano promete superar o ano anterior por causa das diversas promoções e dos descontos imperdíveis em produtos e em serviços. Clientes BB podem ir à Europa por 65 mil pontos, comprar pontos com 50% de desconto ou conseguir abono de 40% no voo da iFLY. Para ficar por dentro da Black Friday do BB, acesse o hotsite. Às compras.

Mais Matérias