shutterstock_254056969

Festa da Cabra

Conteudo Isobar

A cerimônia mais importante do calendário chinês é celebrada com festa familiar, desfiles e fogos.

Desfiles, fogos de artifício, comes e bebes, dragões passeando entre os foliões. É assim todos os anos entre as comunidades chinesas por todo o mundo, durante a comemoração do Ano-Novo da China. Casas, ruas, lojas e parques são enfeitados com fitas coloridas e lanternas vermelhas.

Tendo tradição de uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval, o Brasil não poderia ficar de fora dessa comemoração oriental. O bairro da Liberdade, em São Paulo, é o maior reduto chinês do País e todo ano prepara um evento que chega a receber mais de 200 mil pessoas. Neste ano, a data foi comemorada em 19 de fevereiro, com festas se estendendo até o dia 22.

Segundo a tradição chinesa, 2015 é, na verdade, 4713 e regido pela cabra, que não é um dos animais mais sortudos do horóscopo oriental. Sinal de que o ano não será muito fortuito e, por isso, pede calma, compreensão e diálogo.

Independente de onde caia a roleta da fortuna, os chineses fazem questão de comemorar com muita festa e dança. Entre as atrações, há artistas fazendo malabarismos com fogo ou máscaras. Há também o desfile, que inclui grandes marionetes de dragões, estes sim um símbolo de boa sorte.

A gastronomia oriental, com pratos típicos da China e do Japão, está presente e se espalha pelas ruas do bairro em barracas. Segundo a crença, quanto mais longo o fio de macarrão, maior será a sua vida e, por esse motivo, não se deve jamais cortar a massa ao comê-la e sim, sugá-la.

Outra das atrações mais aguardadas é a cerimônia da prosperidade, com show de fogos de artifício.

Muita festa e alegria para espantar os maus espíritos e desejar um ano bom.

Mais Matérias