Salão do Livro de Paris | Crédito: Marcos Poidebard

CONVIDADO DE HONRA

Conteudo Isobar

Brasil é o país homenageado do Salão do Livro de Paris e levará 48 escritores ao evento, que acontece em março.

Quatro dias, 198 mil visitantes, 35 mil profissionais, 2 mil autores e um único país convidado de honra. Esses são alguns dos números da edição passada do Salão do Livro de Paris, que em 2015 chega à sua 35ª edição e tem o Brasil eleito como o homenageado do ano.

O evento, que acontece entre os dias 20 e 23 de março, no Pavilhão do Porte de Versailles, terá 48 autores convidados, que representarão a nação tupiniquim. Dentre eles, estão Paulo Coelho, Fernanda Torres, Milton Hatoum, Leonardo Boff e Bernardo Carvalho.

Os critérios de seleção, segundo o governo brasileiro, obedeceram a regras específicas, como optar por autores com obras traduzidas em francês ou em processo de tradução, equilibrar nomes novos e consagrados, diversificar os gêneros literários e escolher escritores de diferentes regiões do país.

Prova dessa diversidade é a participação de escritores indígenas como Daniel Munduruku e Davi Kopenawa Yanomami. O primeiro é autor de vários livros infantis, tais como Os Filhos do Sangue do Céu e já venceu vários prêmios, como o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2004. O segundo é uma das mais respeitadas lideranças indígenas do mundo. Já foi premiado pela ONU e tem biografia best-seller em francês (The Falling Sky).

Duas pessoas foram as responsáveis pela curadoria de 45 dos 48 convidados: a escritora e criadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, Guiomar de Grammont; e o professor de Literatura na Universidade de Sorbonne Leonardo Tonus. Os outros três escritores – Ana Maria Machado, Antônio Torres e Nélida Piñon — foram escolhidos pela Academia Brasileira de Letras.

Por ser o grande homenageado no evento literário, o Brasil terá um espaço de 500m² no local, dedicado para a venda, exposição de livros e palestras. A livraria Fnac será a responsável pela comercialização de livros.

Para conferir os 48 autores que representarão o Brasil e saber sobre cada um, clique aqui.

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias