capa_starburst_galaxy

Ciência para ler

Conteudo Isobar

Uma das físicas teóricas mais importantes da atualidade lança o livro sobre a história do universo, contada de forma didática e inspiradora.

Quem gosta de aproveitar o fim de ano para fazer uma retrospectiva e se preparar para os próximos 12 meses, pode levar o livro “Batendo à porta do céu”, de Lisa Randall, para a leitura das férias.

Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, a autora é especialista em física de partículas e em cosmologia, além de best-seller de livros de divulgação científica. Neste título, Lisa nos convida a um passeio pelas descobertas e teorias mais recentes da física, enquanto realiza uma apaixonada defesa da importância da ciência em nossas vidas.

Da mesma maneira que autores como Stephen Hawking e Carl Sagan, ela conta a história do Universo de forma esclarecedora desde o nascimento até a sua longínqua morte, explorando séculos de conhecimento humano. O livro também explica o funcionamento do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, que vem ajudando cientistas do mundo inteiro a solucionar os mistérios da origem da vida. Um dos capítulos é dedicado ao bóson de Higgs e a autora descreve as consequências da famosa “partícula de Deus”.

Usando uma linguagem ágil e didática, Lisa usa analogias incomuns, com exemplos nas artes, relações humanas e política, e dialoga com profissionais de diversas áreas, entre eles, roteiristas de cinema, chefs de cozinha e matemáticos, para explicar os princípios e estruturas do Universo como o conhecemos.

Além de traçar uma retrospectiva das principais descobertas científicas até os dias de hoje, o lançamento da Companhia das Letras ainda oferece um interessante vislumbre do que a ciência ainda deve nos apresentar num futuro próximo. Perfeito para quem busca, em 2014, entender um pouco mais o universo ao nosso redor.

 

Mais Matérias