shutterstock_89360788

Chocolate Connoisseur

Conteudo Isobar

Livro francês mostra que chocolates também exigem conhecimento e paladar sofisticado.

Assim como os entusiastas por vinho, café, queijo e cerveja, os fãs de chocolate estão deixando de ser puramente chocólatras, daqueles que caem de boca em qualquer barrinha que aparecer àqueles que aprendem a identificar as nuances de sabores e entender toda a sensualidade de um bom chocolate.

Chloé Doutre-Roussel, chocolate buyer da loja de departamentos londrina Fortnum & Mason e degustadora profissional, toma para si a missão de educar os amantes da iguaria e abrir um mundo de possibilidades que vai muito além daquelas barras de chocolate que se amontoam nos supermercados.

Em seu livro “The Chocolate Connoisseur”, ela desmistifica a chocolateria gourmet, mostrando que é fácil identificar um chocolate de alta qualidade: basta dizer o que ele não é. Por exemplo: se não é possível distinguir a baunilha, se o açúcar não domina o paladar e se não tem gosto de queimado ou uma adstringência no sabor, pode confiar e saborear sem culpa.

Chloé começa indicando a diferença entre o chocolate do tipo candy, os mais simples, feitos para comer em quantidade, e o true chocolate, ou seja, o artesanal, feito com ingredientes especiais e alta qualidade, para degustar devagar e com carinho.

Ela também indica o caminho para quem quer se tornar um verdadeiro connoisseur dessa delícia e vai além dos famosos chocolates belgas e mesmo da Godiva, ao apontar marcas pouco conhecidas, mas com fontes de onde encontrá-las e como agir ao estar diante dessas maravilhas gastronômicas.

Disponível em inglês, espanhol e japonês, “The Chocolate Connoisseur” é um livro fácil de ler, com belas fotos, mapas e gráficos, além de receitas e ideias de harmonização. Embalado junto a uma caixa de bombons de true chocolate, torna-se um item delicioso.

Mais Matérias