Minnesota_serpiente - copia

Atrás das lentes

Conteudo Isobar

Atriz Jessica Lange mostra seu lado fotógrafa em exposição inédita no MIS, em São Paulo. 

Além de símbolo sexual na década de 1970, Jessica Lange ganhou fama atuando em filmes icônicos, tais como Tootsie – pelo qual ganhou o Oscar de atriz coadjuvante –, Céu Azul e King Kong. O que pouca gente sabe é que, antes de se dedicar à carreira de atriz, ela cursou Fotografia na Universidade de Minnesota.

Foi só depois do sucesso que Jessica resolveu assumir sua veia de fotógrafa novamente. Ganhou uma câmera Leica M6 no início dos anos 1990 e passou a capturar imagens durante suas viagens pelo mundo: Estados Unidos, França, Finlândia, Itália e México – com suas “luzes e noites maravilhosas”, segundo a atriz.

São essas imagens que o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, recebe a partir do próximo dia 10, na exposição Jessica Lange: Fotógrafa. Originalmente chamada Unseen, é formada por 135 fotografias e 12 folhas de contato que retratam momentos registrados pela atriz nos últimos 20 anos.

“Acho que a fotografia é um processo muito misterioso – capturar esse momento no tempo e no espaço, indescritível e fugaz, e cristalizá-lo. Você fez uma fotografia. É a sua própria coisa agora”, resume ela.

A coleção de fotografias é dividida em duas séries: Coisas que eu vejo e México. A primeira, como o próprio nome sugere, formada por cenas vistas durante suas viagens. “As fotografias de Jessica Lange não precisam ficar apinhadas de frases inúteis. ‘Ponto e linha para plano’ são os elementos básicos da escrita visual dela”, diz Anne Morin, curadora da mostra.

Já em México, “Jessica entra em cena, furtiva, delicada, discreta. Ela está presente ao longo de toda a história que conta, corpo a corpo com a realidade, e é esse o tema, mais nada. Ela permanece em continuidade, como uma narração, como um filme”.

Pela primeira vez na América Latina, a exposição fica em cartaz entre 10/1 e 5/4, em São Paulo. Para saber mais, acesse o site do MIS.

Produtos Estilo Para Você

Mais Matérias