1120050

As belezas do Arpoador

Conteudo Isobar

Livro com ensaios de Gilberto Braga e fotos de Frederico Mendes reúne imagens da icônica praia carioca.

Dona do pôr do sol mais aplaudido do Rio de Janeiro, e talvez do Brasil, a praia do Arpoador é um dos maiores atrativos cariocas, faça chuva ou sol. Palco de surfistas, poetas e praticantes de esportes, a famosa praia é tema do primeiro livro do fotógrafo Frederico Mendes.

Intitulado “Arpoador”, foi lançado pela Barléu Edições e tem textos assinados pelo novelista Gilberto Braga. Traz também um ensaio de 104 fotos do icônico cartão-postal carioca, que contempla imagens de banhistas na pedra, pessoas jogando “altinha” e aproveitando os momentos à beira-mar – mostrando como é o dia a dia nas areias do Arpoador.

Nas palavras de Braga, a praia do Arpoador é o local que atrai mais turistas, brasileiros e estrangeiros. “Ouvem-se as mais diversas línguas quando se caminha pela calçada, para curtir a beleza da praia e levar fotos para os amigos – e alguns poucos privilegiados, como eu, porque moram ali mesmo”, conta o novelista.

Para Mendes, o Arpoador é a praia mais democrática do Brasil. Foi em suas areias que o fotógrafo surfou durante sua juventude, fez sua primeira fotografia e deu seu primeiro beijo em sua primeira namorada. Segundo ele, “o Arpoador é sol, som, surfe, e sal” – e, ao folhear as páginas do seu livro pioneiro, vai ficar fácil compreender o fotógrafo.

Para quem não tem o privilégio de visitar o local com facilidade, o jeito é apreciar as imagens do livro. Confira!

 

 

 

Mais Matérias