Banho de Rio no Quilombo Saracura, PA | Crédito: Divulgação

Amazônia S/A

Conteudo Isobar

Documentário mostra a realidade desconhecida da maior floresta tropical do mundo

“Uma região que continua desconhecida da maior parte da população, ainda que os brasileiros comam a carne, usem a eletricidade, vistam o algodão, bebam a água e pisem na madeira vinda de lá”. É assim que Fernanda Montenegro começa a narrar o documentário Amazônia S/A (Sociedade Anônima), que foi exibido em uma série de 5 capítulos que agora encontram-se disponíveis no YouTube (veja aqui).

Com direção do documentarista e cineasta Estevão Ciavatta, ao lado de Fernando Acquarone, as filmagens foram produzidas pela equipe da Pindorama Filmes, que percorreu mais de 10 mil quilômetros da maior área florestal brasileira para retratar uma sociedade praticamente anônima ao restante do País.

Os capítulos exploram as tensões da região e os problemas socioambientais que impactam o Brasil e o mundo, problematizando questões como o desmatamento, as obras de infraestrutura, o fortalecimento da economia local e a valorização dos povos e cultura nativa.

A partir de uma apresentação dos biomas e potencialidade da floresta, o documentário se desenvolve em uma linha histórica, revelando as consequências de 45 anos de ocupação não planejada e ilegal, o que acarretou em um desmatamento de cerca de 20% da região.

As discussões em torno da principal fronteira agrícola também são abordadas por Estevão, com uma reflexão sobre o modelo de crescimento econômico e sustentável que oferece desenvolvimento para os povos da região, tornando a Amazônia o maior produtor do País de minério, energia elétrica e alimentos sem prejudicar ou desvalorizar as comunidades locais.

Com imagens impactantes e fotografia impecável, o documentário preza pelo cuidado em demonstrar a importância da floresta não apenas para os ambientalistas, mas para a sociedade como um todo.

São mais de 180 etnias indígenas que vivem na região, além de um incontável número de espécies, desde fungos e bactérias até animais selvagens e imensas árvores, todos conectados numa rede de conhecimento e tecnologia completamente desconhecidos para a maioria da sociedade brasileira.

Em 50 minutos de documentário, a história da mais importante área florestal do mundo é retratada com seriedade e comprometimento, fornecendo informação e conhecimento sobre a nossa maior sociedade anônima. Confira o trailer abaixo:

Mais Matérias